Carnes avícolas de MT aumentaram mais de 60% no quadrimestre
Por sinal, a esta altura desapareceram praticamente todos aqueles sinais anteriores de crise. Dessa forma, eventuais resultados negativos ainda apresentados por algumas UFs em relação à receita ou ao volume de determinados tipos de frango (inteiro, cortes ou industrializados) estão sendo amplamente compensados com outros tipos do produto. Assim, por exemplo, o Mato Grosso registrou, com a venda externa de cortes de frango, queda na receita e no volume de, respectivamente, 38% e 41%.
Mas elas foram compensadas com o frango inteiro, cujo volume aumentou 211% e propiciou aumento de receita de, praticamente, 205%.
No Mato Grosso, aliás, vêm sendo destaque neste primeiro quadrimestre as exportações de carne de peru, 66º produto da pauta exportadora mato-grossense.
Por sinal, na Região, apenas o Mato Grosso do Sul apresentou evolução abaixo da média regional (+26% em receita; +11% em volume), porquanto a expansão de Mato Grosso foi de 76%-77% na receita e no volume, enquanto Goiás e Distrito Federal mais do que dobraram a receita e o volume embarcado.
Comentários