Nova malha aérea facilita a vida do mato-grossense
O acordo operacional prevê atuação conjunta no mercado doméstico e foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O objetivo do acordo é dispor de uma malha integrada, competitiva, concentrada em mercados de média densidade, e com alto grau de conectividade. “Cuiabá é um destes 14 novos mercados. Isso mostra e comprova o crescimento do Estado especialmente no setor do turismo”, destaca o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf.
Segundo ele, apensar da crise do agronegócio que castigou Mato Grosso durante praticamente dois anos, o Produto Interno Bruto do Estado (PIB) cresceu 5.1%. “Mesmo com o dólar em baixa, o que facilita a saída dos turistas do Brasil, a Infraero registrou um aumento de 13% no sistema operacional do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande e a Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis (ABIH) já comemora um crescimento de 30% no índice de ocupação dos hotéis neste ano”, enfatiza Nadaf.
Para o superintendente executivo do Convention Visitors Bureau de Cuiabá, Omar Lins Canavarros, o lançamento destes novos vôos é um passo muito importante para o incremento do segmento de turismo de negócios. “Este ano, já registramos um crescimento de 20% na captação de eventos. Tenho certeza que a partir do dia 18, o trabalho do Convention Bureau ficará muito mais fácil”, destaca.
O presidente do Sindicato da Empresas do Turismo de Mato Grosso (Sindtur), Oiran Gutierrez acrescenta que esta nova malha aérea, além de dar mais opções para o cuiabano, também aquecerá a concorrência, o que é bom para o turista que poderá comprar os bilhetes por um preço mais em conta. “Outra vantagem serão os vôos para o interior do Estado. É uma forma de fomentar o turismo interno”, salienta.
Como resultado da parceria, a frota à disposição do acordo é composta por 27 aeronaves que passam a atender 49 cidades brasileiras. Destas, 14 são novos mercados até então não atendidos por aviões a jato. Com isso, os cuiabanos poderão viajar para várias cidades do Brasil em vôos diretos ou com apenas uma escala. A parceria dá mais de 1.800 combinações possíveis de conexões entre as cidades, maior número de vôos diretos e mais cidades atendidas; maior número de vôos nos chamados horários nobres; criação de seis novos hubs que permitem interligar os principais aeroportos do país, incluindo Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Cuiabá, São Paulo e Curitiba. Para melhor atender a seus passageiros, ambas as empresas oferecem maior espaço entre as fileiras de poltronas e serviço de bordo diferenciado.
Para o presidente da OceanAir, German Efromovich, a parceria com a BRA reflete um novo momento para a aviação brasileira e o passageiro acostumado a voar pela OceanAir poderá contar com o mesmo atendimento diferenciado, agora com ainda mais opções de rotas. Já para o presidente da BRA, Humberto Folegatti, o acordo operacional amplia os serviços oferecidos pelas duas empresas à população brasileira, permitindo que ambas melhor atendam à crescente demanda por transporte aéreo no Brasil.
Reivindicação antiga
Como resultado de uma articulação do secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, junto à Infraero, Alta Floresta poderá, a partir de junho receber vôos noturnos. “Esta foi uma das primeiras solicitações que recebi quando assumi a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo. A prefeita Izaura Maria Dias disse que era uma reivindicação antiga. Com estes novos vôos, todo o interior, e principalmente a região de Alta Floresta e Sinop, também serão beneficiados”, destaca.
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