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Nacional
Quarta - 30 de Maio de 2007 às 11:15

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Dois aviões quase se chocaram, no dia 22 de abril, perto de Atibaia e Bragança, cidades do interior de São Paulo a 60 km e 83 km da capital, respectivamente. Os aviões só se salvaram graças ao sistema TCAS, dispositivo que alerta para o perigo de colisão. Para evitar o choque, um dos pilotos teve que desviar. As informações são da Rádio Jovem Pan, que divulgou nesta quarta-feira (30) gravação com a conversa entre o piloto e a torre de comando.

A gravação revela diálogo em que um controlador de tráfego aéreo pergunta ao piloto do Boeing da Gol que fazia o vôo 1696, de Campinas até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, se ele "precisou fazer desvio devido ao tráfego TCAS", e o piloto responde: "É manobra evasiva, é manobra evasiva".

Após a conclusão da manobra, o piloto ainda questiona a torre de comando: "Eu gostaria de saber, um rápido esclarecimento, a manobra evasiva do TCAS foi muito perigosa. Qual teria sido o tráfego?". A pergunta não foi respondida pela torre.

Perigo

O fato de dois aviões terem entrado em rota de colisão pode ter sido causado por uma falha do radar, erro dos controladores ou alguma falha de comunicação. Na manhã desta quarta-feira (30), o G1 entrou em contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipa), que ficou de verificar o que aconteceu.

Além dos passageiros do Boeing da Gol, também estiveram em risco os do Airbus da TAM que fazia o vôo 3274, do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Ribeirão Preto, a 314 km da capital. De acordo com a reportagem da Jovem Pan, os dois aviões estavam ganhando altura, em uma faixa de cruzamento de rotas.





Fonte: G1

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