Alunos do Ceprotec participam de seminário regional de fruticultura
O professor Marcos Pires, responsável pelo acompanhamento dos alunos no Seminário, afirma que o evento foi um estímulo para o aprendizado da turma, considerando que as temáticas das palestras serão trabalhadas em sala de aula.
“Os alunos tiveram contato com novas tecnologias e novas propostas para fruticultura. Conheceram também os órgãos e pesquisadores que atuam diretamente com o setor”, afirmou.
Segundo ele, o cultivo da banana predomina na região. Por conta disso, parte significativa do seminário foi destinada para discussão em torno do “Mal de Sigatoka” e “Mal do Panamá”. Ambos se referem a doenças provocadas por fungos.
O seminário discutiu também as variedades frutíferas viáveis para a região norte; tendências e oportunidades em agroecologia; ecoprodutos da fruticultura; mercado nacional e mundial; mercado local e regional; nutrição e adubação de espécies frutíferas; linhas de financiamento e programas de desenvolvimento.
A programação do evento incluiu também visitas técnicas em propriedades rurais para verificação do sistema de irrigação e dinâmica de máquinas.
Comentários