Usuários do YouTube preferem bichinhos à política
Apesar da oferta cada vez maior de clipes produzidos por partidos políticos no site de compartilhamento de vídeos YouTube, menos de 5% dos usuários entrevistados na Grã-Bretanha se interessaram em assistir estas mensagens.
De acordo com a pesquisa, 85% das pessoas entre 16 e 24 anos que usam a internet no país visitam o YouTube, mas elas preferem vídeos que mostram animais ou gols de jogos de futebol a discursos políticos.
Blair x Cameron
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, disponibilizou um vídeo no YouTube logo após as eleições francesas e o líder do Partido Conservador, David Cameron, usa a internet freqüentemente para divulgar suas mensagens.
No entanto, apenas 22% dos usuários ouvidos pelo instituto de pesquisa tinham ouvido falar do clipe de Blair comentado o resultado das eleições na França e só 15% conseguiram lembrar de alguma coisa que Cameron tenha colocado na rede.
Apesar da "baixa audiência" até agora, 31% dos entrevistados na pesquisa britânica acham que o YouTube é uma boa maneira de os políticos se comunicarem com as pessoas e parece que os marqueteiros eleitorais concordam com eles.
Nos Estados Unidos, vários candidatos às eleições presidenciais de 2008 estão usando mais a internet em suas campanhas.
O YouTube criou até uma página especial, batizada de You Choose, ou Você Escolhe, para que eles transmitam suas mensagens oficiais. Mas por enquanto, os vídeos não-oficiais, com gafes e sátiras dos políticos, são os que atraem a maior parte dos usuários.
Comentários