Polícia apreende mais de 650 quilos de cocaína em quatro meses
As apreensões de maconha também aumentaram 19%, o que corresponde um aumento de 346 quilos para 427 quilos apreendidos. De acordo com a Polícia Federal, mais da metade de cocaína e pasta base foram apreendidas no trecho entre Cáceres (200 quilômetros da capital) e Cuiabá. Já as aprensões da maconha, a maioria está no trecho entre Campo Grande (MS) e Cuiabá.
Segundo o delegado da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ciro Tadeu Moraes, a forma de abordagem para as apreensões está sendo modificada. " Estamos atuando com mais estratégias e isso têm possibilitado maiores apreensões, principalmente de cocaína", disse o delegado.
Enquanto as drogas são incineradas, os veículos apreendidos no tráfico de entorpecentes, vão gerar recursos para projetos de prevenção. De acordo com a Política Nacional sobre Drogas, podem ser leiloados e 20% dos recursos arrecadados vão para o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen).
Segundo a presidente interina do Conen, Ana Elisa Limeira, é o próprio Conselho quem prepassa esses recursos. A entidade desenvolve políticas públicas de prevenção e coibição de uso de drogas. Segundo ela, as ações acontecem por meio dos Fóruns Regionais que tem o objetivo de discutir com parceiros as ações que se referem à Política Nacional, conforme as necessidades do Estado.
Comentários