Inscrições abertas para o Prouni
A novidade deste processo seletivo é que os candidatos poderão escolher até sete cursos ou instituições no momento da inscrição. Até o programa anterior, era possível fazer apenas cinco opções. Durante todo o período de cadastramento, o estudante pode alterar sua lista de cursos e instituições. O que vai valer para a pré-classificação será a última alteração realizada pelo aluno.
O ProUni tem o propósito de oferecer, até 2010, 400 mil bolsas. Para concorrer, o candidato deve ter obtido média superior a 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado; cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral; comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 570,00) para concorrer à bolsa integral e de até três salários mínimos (R$ 1.1140,00) para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade.
O critério de pré-seleção do MEC é a nota do Enem, ou seja, os alunos que tiveram maior pontuação no exame têm maior chance de conseguir a bolsa. A lista dos pré-selecionados será divulgada no dia 14 de junho.
O programa oferece bolsas a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, concede isenção de alguns tributos às instituições.
Comentários