Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Maio de 2007 às 15:52

    Imprimir


Depois de quatro dias de uma intensa competição, "Smash", um pequeno poodle japonês macho, de pelo branco penteado formando círculos quase perfeitos, foi escolhido o mais belo do mundo entre mais de 5.000 cães, exibidos na Expo Mundial Canina - a competição mais importante do setor. O poodle miniatura, propriedade do japonês Mamoro Oyama, venceu o concurso mundial, celebrado entre 24 e 27 de maio no México, país que ficou com o segundo e o terceiro lugares com os cães Braco Malfoy, um buldogue macho, e Tizoc, um Xoloitzcuintle macho, raça autóctone mexicana.

O dia dos cães - cujo valor chega a dezenas de milhares de dólares - começava cedo, ao amanhecer, quando seus donos e amestradores os levavam de um hotel até o local do evento, onde eram lavados e arrumados durante horas.

Os poddles, como o campeão "Smash", foram das raças que exigiram mais tempo para ficar prontas antes de desfilar e posar diante dos juízes, que examinaram dos dentes até a cauda.

Os possíveis ganhos para criadores, tratadores e donos destes belos animais não são imediatos porque este tipo de evento não concede dinheiro como prêmio, mas sim taças e adornos, pois a carta de direitos dos animais de estimação proíbe que se lucre com eles em competições.

Já as despesas, são imediatas e elevadas.

Nos corredores da Expo Mundial Canina, Carlos Achio, um engenheiro costa-riquenho de 52 anos, passeia com uma Doberman, que comprou de um canil argentino.

"Já gastei 4.000 dólares com traslado, corte de orelhas, vacinas. Tenho 12 Doberman porque estou me preparando para, na minha aposentadoria, me dedicar a uma atividade tão bonita quanto esta", disse Achio, que não tem família, mas assegurou que no futuro consagrará sua vida aos cães.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224904/visualizar/