Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 28 de Maio de 2007 às 15:49

    Imprimir


Dirigentes, jogadores e os meios de comunicação do Peru receberam com indignação a decisão da Fifa de impedir a realização de jogos em uma altitude superior a 2.500 metros, o que elimina Cuzco, cidade incaica que seria sede de alguns confrontos pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo da África do Sul - 2010. A primeira reação foi do presidente da Comissão África do Sul - 2010, Juvenal Silva, que acusou diretamente Uruguai, Brasil e Argentina de estarem por trás desta iniciativa e descartou que a decisão, anunciada no domingo pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, tenha alguma base médica.

"Se fosse por problemas médicos, em Cuzco e em La Paz já teriam morrido dezenas de jogadores", disse Silva.

"Isto é idéia de Brasil, Argentina e Uruguai. Refutamos categoricamente a medida e estamos coordenando nossa resposta com países que jogam na altitude porque ela não está limitada às eliminatórias, mas também a qualquer torneio internacional", acrescentou o dirigente.

Silva expressou que o presidente da Federação Peruana de Futebol (FPF), Manuel Burga, que se encontra em Zurique para o 57º Congresso da Federação Internacional de Futebol (FIFA), se reunirá com as federações de Equador, Bolívia e Colômbia, envolvidas no mesmo problema.

"A Fifa acredita que só Argentina, Brasil e Uruguai têm direito a ir ao Mundial: isto é exagerado", acrescentou.

O Peru enfrentou sempre seus jogos eliminatórios em Lima, ao nível do mar, mas esperava na próxima edição disputar alguns jogos em Cuzco, capital imperial dos incas, 3.300 metros acima do nível do mar.

O técnico do selecionado nacional, Júlio César Uribe, expressou que "isto prejudica nossos planos. Com Brasil e Argentina tinha que tirar uma vantagem", assinalou em uma declaração publicada nesta segunda-feira no jornal El Comercio.

Para o inspetor de segurança da Federação Peruana de Futebol, Fernando Obregón, o anúncio de Blatter é uma surpresa.

"Causa-me estranheza esta notícia, pois temos o cronograma de visitas que serão realizadas em junho a nosso país, para inspecionar os estádios que serão utilizados durante as eliminatórias e Cuzco está incluída neste cronograma que foi aprovado previamente pela Fifa", declarou Obregón.

A imprensa citou repetidamente uma declaração do técnico colombiano Jorge Luis Pinto, ressaltando que "a história está sendo contradita. Blatter está dizendo ao Grupo Andino que não pratique futebol. Isto não tem fundamento fisiológico nem científico. Mais pessoas morreram ao nível do mar do que na altura, onde se pode preparar qualquer atleta".

Peru tinha inscrito na Fifa o está estádio Garcilaso de la Vega Cuzco, uma das sedes oficiais para disputar as partidas eliminatórias.





Fonte: Lancepress!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224905/visualizar/