Rússia pode liberar frigoríficos de MT embargados
A missão russa aceitou também estender sua permanência no Brasil para encerrar todo o assunto. Nesta segunda e terça-feira, os técnicos deverão vistoriar unidades em Goiás e Mato Grosso. Por parte do Brasil, ficou acertado que será enviada para a Rússia a documentação individual dos frigoríficos, explicando a situação de cada uma das unidades.
Em Paris, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Afonso Kroetz, se reunirá com Evgueny Nepoklonov, diretor interino do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia para discutir o assunto. Segundo Kroetz, os russos querem ter certeza de que a carne exportada segue todos os critérios do acordo sanitário firmado entre os dois países. "Eles suspenderam as exportações onde tinham dúvidas", disse o secretário.
O secretário disse ainda que o Ministério da Agricultura irá realizar uma auditoria nas plantas interditadas para após ter a conclusão ir para Moscou ajustar todas as condutas necessárias. "Assim que tivermos prontos os resultados da auditoria enviaremos uma missão para a Rússia a convite do próprio Nepoklonov", afirmou Kroetz.
Outra medida que o governo brasileiro pretende tomar para evitar problemas sanitários é a criação de uma faixa de segurança de 15 quilômetros ao longo de toda a fronteira do Brasil, partindo do Rio Grande do Sul até Rondônia. As conversas com a Bolívia já estão adiantadas, pois já havia acertos feitos com o governo do Mato Grosso. Com o Paraguai, o ministério garante que os entendimentos estão prontos e nos próximos meses as medidas começam a ser implantadas.
Entre as medidas a serem tomadas pelo Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina está o georreferenciamento das propriedades, a rastreabilidade e controle do trânsito de animais, vacinação assistida pelos governos e em épocas comuns, brincos em todos os animais e definição de barreiras de trânsito. O orçamento previsto para toda a operação na faixa de fronteira será de R$ 80 milhões.
Comentários