Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Maio de 2007 às 06:20

    Imprimir


ROMA - Os colégios eleitorais italianos reabriram nesta segunda-feira, 28, suas portas na segunda jornada de eleições municipais e estaduais parciais. Estão convocadas 10 mil pessoas.

A urnas abriram para votação às 6 horas (1 hora pelo horário de Brasília) e vão até às 15 horas (10 horas de Brasília) desta segunda-feira, 28. Depois começará a recontagem de sete estados e 856 municípios convocados às urnas.

A participação no domingo, 27, foi menor que a registrada em 2002.

Segundo dados do Ministério do Interior, nas eleições estaduais participaram 40,4% dos eleitores, em comparação a 47,2% de cinco anos atrás. Nas municipais, participaram 54,3%, enquanto que em 2002, no primeiro turno, 58,3%.

Pelo número de votantes e a variedade de estados e municípios chamados, esta é a eleição mais importante desde abril do ano passado quando a coalizão de centro-esquerda do primeiro-ministro, Romano Prodi, chegou ao governo.

Os eleitores vão renovar os conselhos estaduais de Ancona, Como, Gênova, A Spezia, Varese, Vercelli e Vicenza. O mesmo acontece com as cidades de Gênova, Verona, Parma, Lucca e Reggio Calábria.

A oposição de centro-direita, liderada pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, cultivou as eleições como uma prova para o executivo de Prodi, e tem assinalado que uma avultada derrota deveria levar a eleições gerais antecipadas.

De qualquer forma, para a centro-esquerda as eleições são uma "prova local" que não influirá no executivo.

Faz um ano que renovaram as representações locais as cidades de Roma, Milão, Turim, Nápoles, entre outras, e o governo regional de Sicília.

Naquelas eleições, a centro-esquerda manteve as administrações de Roma, Nápoles e Turim, enquanto a direita conservou Milão e a Sicília.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225039/visualizar/