Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Maio de 2007 às 16:17

    Imprimir


O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o Partido Popular (PP, direita) mantêm seus feudos municipais e regionais depois das eleições deste domingo, de acordo com uma pesquisa de boca-de-urna divulgada às 20H00 locais (18H00 GMT) pela TVE.

A pesquisa do instituto Ipsos divulgada no momento do fechamento dos centros de votação não emitiu nenhuma informação sobre a quantidade de votos obtida por cada partido nas eleições municipais, disse a emissora.

Estes números serão conhecidos a partir das 22H00 locais (20H00 GMT), quando a vice-presidente do governo espanhol, Maria Teresa Fernandez de la Vega, e o ministro do Interior, Alfredo Perez Rubalcaba revelarão os primeiros resultados oficiais parciais.

De acordo com a pesquisa Ipsos, o PP "arrasou" na Comunidade de Madri (centro), "se reforçou" em Valencia e Murcia (leste) e perdeu peso no País Basco.

O PSOE mantém Extremadura (centro-oeste) e Castilla La Mancha (centro).

Somente Navarra (norte) , atualmente sob o controle de um partido local ligado ao PP, e as Ilhas Baleares (leste), também governadas pelo PP, poderiam mudar de orientação política.

As cidades de Madri, Valladolid e Malaga devem ficar com o PP, e Barcelona, Sevilha e Zaragoza deverão continuar tendo um prefeito socialista. A coalizão pró-comunista Esquerda Unida (IU) deveria se manter em seu feudo de Cordoba.

Segundo a mesma pesquisa, os nacionalistas de Nafarroa Bai registraram um "aumento espetacular" em Navarra, tornando-se inclusive a "primeira força política" de Pamplona.

O nível de participação foi menor que nas eleições de 2003. Às 18H00 (16H00 GMT), este nível era de 51,56%, contra 53,30% há quatro anos.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225087/visualizar/