Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 27 de Maio de 2007 às 09:00
Por: Marcelo Pedroso

    Imprimir


Em busca de novos estímulos para as abordagens aos seus pacientes, o psicólogo João Carlos Maciel, 41 anos, fechou a sala que mantinha em um prédio comercial de Taubaté, no interior de São Paulo, e montou um consultório no formato de uma pirâmide no quintal de sua casa.

A pirâmide tem exatos 3,93 m na base por 2,5 m de altura, nas proporções das estruturas egípcias. Uma armação de ferro, recheada por argamassa e tijolos compõem a construção, que também ganhou um toldo, usado nos períodos chuvosos ou de muito sol.

O interior é pintado de branco, com a estrutura de ferro em preto. Não há decoração no local, apenas duas poltronas, que podem ser substituídas por almofadas dependendo do objetivo da terapia.

A porta está orientada para o norte e um cristal de cor vermelha na ponta da pirâmide serve como catalisador de energias, segundo Maciel. O ambiente terapêutico é complementado por uma pequena área com um gramado e a sombra de uma árvore.

O novo consultório ficou pronto em abril e já faz a diferença no atendimento dos pacientes do psicólogo, que já fez até um cartão de apresentação com a pirâmide aos fundos, "para despertar a curiosidade".

Conceito "Não vou pelo conceito místico, mas pelo arquétipo da pirâmide, que remete ao inconsciente das pessoas. As pessoas se abrem para o tratamento, os conteúdos psíquicos afloram."

Segundo o psicólogo, a nova estrutura é adequada tanto para sessões individuais quanto para trabalhos em grupos de até oito pessoas. "Criei um ambiente tranqüilo, sossegado, que favorece a abordagem do cliente."

Maciel, que tem 15 anos de profissão, trabalha dentro da psicodinâmica em uma linha humanista e utiliza a hipnose e a PNL (Programação Neurolinguística) como ferramentas, disse que alguns resultados já puderam ser observados.

"Estou fazendo uma pesquisa com meus pacientes para ver a diferença. Tenho relatos de pessoas que começaram a sonhar depois que vieram fazer as sessões na pirâmide. Eu atendia em um prédio anteriormente e não tinha esse tipo de relato."

O psicólogo também citou como exemplo um tratamento de síndrome de pânico, no qual a pirâmide entra como elemento para favorecer a meditação. "Faço um trabalho focal. A pessoa vem com uma queixa e eu trabalho ela. A pirâmide entra como um elemento da terapia. Ela facilita o trabalho de aguçar as percepções."





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225132/visualizar/