Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Maio de 2007 às 21:42

    Imprimir


A Casa Branca afirmou neste sábado que é prematuro falar em reduzir as tropas no Iraque. A declaração foi dada após reportagem do jornal "The New York Times" destacando que o governo norte-americano considerava um corte drástico de suas forças em território iraquiano para 2008.

"A idéia é completar a missão e manter a estratégia atual. Qualquer decisão futura sobre a quantidade de forças será tomada pelo presidente com base nos conselhos dos comandantes e de seus assessores de segurança nacional", disse à agência France Presse Dana Perino, porta-voz da Casa Branca.

Perino destacou que os 30 mil soldados adicionais enviados ao Iraque como parte da estratégia do presidente George W. Bush para restaurar a segurança em Bagdá e na província de al-Anbar (oeste) ainda não chegaram. "O propósito dos reforços que estão chegando é o de ajudar os iraquianos a criar as condições que permitam o começo da volta das tropas para casa", disse Perino.

A edição on-line do "The New York Times" afirmou que está sendo estudada uma redução que deixaria 100 mil soldados no Iraque, em meados de 2008. Atualmente, 146 mil soldados americanos atuam no país. Seria a primeira indicação de que a crescente pressão política está forçando o governo dos Estados Unidos a mudar sua postura a respeito desse assunto.

As fontes citadas pelo jornal dizem que entre os que propõem essa redução de efetivo militar estão o secretário de defesa, Robert Gates e a secretária de Estado, Condoleezza Rice, apoiados por generais do Pentágono que se mostram céticos diante da política do governo. Ainda segundo o jornal, essas idéias estão sendo discutidas apenas em Washington, sem a participação dos comandantes no Iraque, o general David Petraeus e o tenente Raymond Odierno.




Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225160/visualizar/