Procon de Tangará informa mudança na cobrança das chamadas locais
Para cada localidade há uma data específica para a implementação desta alteração e as operadoras de telefonia devem comunicar, com antecedência, a cada consumidor, quando sua linha passará a ser tarifada em minutos. O consumidor pode ainda, entrar em contato com a sua prestadora de serviço e solicitar melhores informações.
A coordenadora do Procon de Tangará da Serra, Janaina de Oliveira Ferreira, informou que a partir desta mudança, as ligações locais dos telefones fixos passarão automaticamente a ser tarifadas pelo Plano Básico de Serviços. Mas, existe o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (PASOO), pelo qual o consumidor pode optar, mesmo antes da implementação. “Para decidir por um desses planos, é fundamental conhecer quais são as diferenças entre os planos e observar como a linha telefônica é utilizada (perfil de consumo)”, disse.
Janaina esclarece que no plano PASOO, em todas as chamadas efetuadas no horário normal, o valor cobrado é considerado pela Tarifa de Completamento (TC) da chamada, mais o tempo de utilização da linha. Ela explica que quem possui internet discada deve fazer opção pelo plano PASOO ou aderir a internet ADSL. Seguem abaixo alguns exemplos de cobrança:
Chamada de 1 minuto: tempo cobrado = 5 minutos (4 minutos de TC + 1 minuto de duração)
Chamada de 15 minutos: tempo cobrado = 19 minutos (4 minutos de TC + 15 minutos de duração)
COBRANÇAS - As cobranças das ligações locais das linhas de telefones fixos serão automaticamente transferidas para o plano básico. O consumidor que considerar o PASOO mais adequado, deve entrar em contato com a operadora local e manifestar sua escolha.
Quem possui internet discada, antes de escolher a linha, deve verificar a freqüência de consumo.
Comentários