Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Maio de 2007 às 09:03

    Imprimir


Milhares de pessoas se reuniram hoje na cidade turca de Denizli para protestar contra o governo islâmico moderado de Recep Tayyip Erdogan, dando continuidade à série de manifestações dos defensores da República laica que começaram em 14 de abril, em Ancara.

As ações refletem a profunda divisão na sociedade turca entre os círculos seculares e religiosos.

A crise foi gerada pela tentativa --até agora fracassada-- do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), atualmente no poder, de eleger pela primeira vez um político islâmico como chefe de Estado.

A manifestação de hoje foi organizada pela Associação do Pensamento Kemalista (ADD), dirigida pelo general da reserva Sener Eruygur e destinada a preservar o legado do fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk.

Após os grandes protestos que percorreram nas últimas semanas Ancara, Istambul, Esmirna e Samsun, a manifestação de hoje aconteceu em Denizli, uma cidade conservadora na região do Egeu.

A posição política local foi muito criticada pelo Exército, em seu polêmico comunicado de 27 de abril, quando advertiu que defenderá "até o fim" os princípios seculares da República.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225276/visualizar/