Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 26 de Maio de 2007 às 09:01

    Imprimir


O Rio inicia na segunda-feira uma campanha de vacinação contra a rubéola. Faltando menos de 50 dias para o início do Pan, o Estado enfrenta um surto da doença. De acordo com a Secretária de Saúde do Rio, já foram diagnosticados 1.100 casos no Estado de janeiro até o início deste mês. É quase o dobro de em relação ao ano passado: 624.

Esse é o maior número de registros no Rio desde 1996, quando a vacina tríplice viral --contra sarampo, rubéola e caxumba-- começou a ser aplicada em larga escala.

A intenção é evitar que a doença se propague pelo país. Os Jogos serão disputados na capital fluminense de 13 a 29 de julho. Já no próximo mês integrantes das delegações estrangeiras começarão a chegar na cidade.

"O Pan também nos preocupa. Não queremos exportar rubéola para fora do Rio", disse o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Victor Berbara.

A campanha vai durar até 2 de junho nos 92 municípios do Rio. No total, serão enviados para a cidade quatro milhões de doses.

"[A vacinação] é uma medida importante porque a doença pode causar problemas sérios em mulheres grávidas. Além disso, já está nas ruas uma campanha de mídia", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Gestantes contaminadas pelo vírus da doença nos primeiros meses de gravidez podem abortar. A mulher também corre risco de transmitir a doença para o feto através da corrente sangüínea. A criança pode nascer com anomalias, como surdez, catarata e glaucoma.

O alvo principal do ministério é vacinar homens e mulheres entre os 20 e os 34 anos. Esta faixa é responsável por 80% dos infectados por rubéola neste ano.

A doença é contagiosa e transmitida por via respiratória --aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. Os sintomas são manchas vermelhas na pela, febre, gânglios, dores nas articulações e nos músculos, que podem durar uma semana.

O Co-Rio (Comitê Organizador dos Jogos) negou ter recebido o alerta sobre o surto da Secretaria Estadual de Saúde. O governo ainda não definiu se os cerca de 5.500 atletas do Pan serão vacinados ao chegar na cidade.




Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225277/visualizar/