Acordo deve capacitar 2 mil trabalhadores em MT
Ao todo são 2.440 vagas para cursos oferecidos pelo Senai, instituição integrante do Sistema Fiemt e que coordena todas as ações na área da educação profissional e tecnológica. Estes cursos são direcionados para trabalhadores desempregados e cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine/MT), órgão coordenado pela Setecs.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), comparando os primeiros quatro meses de 2007 com 2006, o estado tive um aumento de quase 100% na geração de empregos formais e o segmento da indústria foi responsável por 43% destes números.
O diretor regional do Senai, Gilberto Gomes de Figueiredo, ressaltou durante a assinatura do termo as metas do Programa Indústria em Ação, na área da qualificação profissional o objetivo é qualificar mais de 4 mil trabalhadores e mais da metade das vagas será preenchida com os trabalhadores do Sine. "Além dos trabalhadores já empregados nas indústrias, temos também a preocupação em contemplar aqueles que estão fora do mercado de trabalho devido a ausência de capacitação", diz.
Discrepância
De acordo com o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs e presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Jean Estevan, há uma lacuna entre o número de vagas captadas pelo Sine versus o número de trabalhadores colocados no mercado de trabalho. "Vários fatores contribuem para essa realidade, mas o principal é a falta de qualificação profissional. No entanto, podemos afirmar, com certeza, que essa lacuna está sendo preenchida. E com a parceria de instituições como o Senai conseguiremos preencher esta lacuna e inserir mais trabalhadores no mercado de trabalho", afirmou.
Comentários