Embrapa discute parceria para o desenvolvimento de probióticos e enzimas
O Labex Korea (Embrapa) e o “International Technology Cooperation Center” (RDA) realizaram o 3º Workshop RDA/Embrapa, no período de 25 a 29/03, em Suwon, Coréia do Sul, com o propósito de estabelecer uma estratégia de cooperação bilateral para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a agropecuária, em ambos os países.
O evento proporcionou a discussão do Estado da arte nas areas de cultivo protegido, mudanças climáticas, biotecnologia na produção animal e o desenvolvimento de aditivos para a alimentação animal.
O principal resultado do evento, além da troca de experiência entre os pesquisadores, foi a definição das possibilidades de interação entre as Instituições para a agregação de conhecimentos através de projetos de cooperação técnica.
A Coréia do Sul, a exemplo de outros segmentos, dtém um expressivo conhecimento na produção agropecuária, especialmente pela sua limitada área de cultivo, desafios climáticos e a alta exigência do mercado consumidor. Neste sentido, o País aplica tecnologias que resultam em elevada produtividade, primando pela sustentabilidade, o grande desafio mundial, em vista do crescimento da população e escassez de recursos naturais.
Durante a prospecção de oportunidades e demandas por parcerias, a área de desenvolvimento de enzimas e probióticos foi priorizada, em função da importância para as cadeias produtivas de suínos e aves no Brasil e pelo grau de desenvolvimento tecnológico que o RDA detem nessa área.
Partindo deste presuposto, a Embrapa Suínos e Aves indicou o pesquisador Everton Krabbe para participar do evento, com o objetivo de discutir a possibilidade de parceria com o “National Institute of Animal Science” – NIAS/RDA. No primeiro momento foram considerados os seguintes objetivos: 1. Desenvolvimento de enzimas usando a biodiversidade brasileira e, 2. Desenvolvimento de probióticos para a saúde e bem estar animal.
Durante o Workshop e visitas técnicas ao NIAS foi estabelecido, com base na competência técnica e nos recursos humanos e laboratorias, a estratégia para o desenvolvimento de uma parceria envolvendo a Embrapa Suínos e Aves e o NIAS. A proposta que esta sendo configurada envolve as etapas de desenvolvimento, validação e transferência de produto e(ou) tecnologia para a iniciativa privada.
A primeira fase, envolvendo a prospecção de microorganismos com potencial para o desenvolvimento de probióticos deverá ser conduzida em ambas Instituições Na segunda etapa, os materiais serão trocados e analisados em relação ao potencial de uso, através da validação a campo. Finalmente, com base nos resultados gerados, o produto e(ou) a tecnologia deverá ser repassada para a iniciativa privada, para que possa ser utilizada em larga escala.
A expectativa é de que as primeiras ações comecem a ser implantadas ainda no segundo semestre de 2013, envolvendo principalmente a troca experiência e de informações entre os pesquisadores de ambas as Instituições.
Para a obtenção de informações mais detalhadas sobre os resultados do evento, não só na área em questão, mas em todas as demais, envolvidas na estratégia de parceria entre a Embrapa e o RDA acesse o link:
Comentários