Clima: cafezais ficaram livres do risco de geadas
No sul de Minas, as baixas temperaturas também não provocaram estragos nas lavouras de café. Varginha teve mínima de 6 a 7 graus. Oliveira acrescenta que, além de a temperatura não ter caído o suficiente para causar geadas, "a nebulosidade nas áreas de café funcionou como um "cobertor", evitando o resfriamento excessivo". Para ocorrência do fenômeno, é preciso que o céu esteja estrelado, sem nuvens, e não haja ventos.
Oliveira pondera, no entanto, que algumas áreas, como Foz do Iguaçu (mínima de 3 graus), Ponta Porã (3,4 graus) e Cascavel (5 graus), além de localidades de Mato Grosso do Sul podem ter tido geadas, causando danos às lavouras de milho safrinha.
Ápice
O meteorologista informa, ainda, que o ápice de risco de geadas no Centro-Sul ocorreu na madrugada de hoje. A partir de agora as temperaturas tendem a subir, até a chegada da próxima massa de ar polar, prevista para o dia 30 (quarta-feira da semana que vem).
Oliveira antecipa, porém, que a nova massa de ar polar que se desenvolve no extremo sul do continente tem características semelhantes à atual, ou seja, deverá provocar neve na região serrana do Sul do Brasil. O frio mais intenso poderá se concentrar do centro-sul do Paraná para baixo.
Comentários