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Nacional
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 19:07

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Segundo o Ministério da Justiça o Mutirão da Telefonia, realizado hoje pelos Procons em todo o país, constatou que há uma grande desinformação dos consumidores sobre a mudança de pulso para minutos na cobrança das contas telefônicas.

Segundo o diretor do Departamento de Defesa e Proteção do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita, numa avaliação preliminar feita com as entidades de defesa, houve uma procura maior dos consumidores por orientação sobre a mudança no sistema do que esclarecimento de dúvidas, o que demonstra a falta de informação sobre a mudança no sistema telefônico brasileiro. Os novos planos estarão vigorando plenamente a partir do dia 31 de julho.

Em Mato Grosso o Procon está fazendo uma campanha permanente na sede do órgão. Os consumidores são orientados por todos os servidores que atendem no balcão e até pelo telefone gratuito, 151. O Procon identificou que o consumidor de Mato Grosso é imediatista, geralmente deixa tudo para a última hora. Por isso a previsão é de que haverá uma intensa procura por informações a partir de julho, quando o novo plano de combrança de contas telefônicas entrará em vigor. Mas como em todo o país, o consumidor mato-grossense também está com muitas dúvidas.

O consumidor que já está procurando o Procon, apresentam grande preocupação com um possível aumento da conta telefônica. Eles não entendem como serão as novas tarifas, medidas por pulsos e minutos e ainda não sabem qual será o melhor plano.

A orientação do Procon-Mato Grosso é para que o consumidor estudo o seu perfil, para escolher o melhor plano. Em residências onde moram adolescentes e as ligações costumam ser demoradas, passando de dois minutos e a internet é discada, o plano mais interessante é o alternativo, em que a taxa de complemento é de quatro minutos e a franquia de assinatura é de 400 minutos. Isso signfica que toda vez que a pessoa ligar e alguém atender do outro lado da linha, será paga uma taxa por quatro minutos (vantagem para quem constuma demorar nas ligações).

Mas se a residência possui internet banda larga e as pessoas que usam o telefone costumam fazer ligações curtas, com tempo médio de dois ou três minutos, é mais interessante o plano básico, já que o valor da taxa de complemento, nesse caso, tem como referência o tempo de dois minutos. A franquia desse plano é de 200 minutos.

Direito a informação

"O consumidor tem direito as informações", afirma Ricardo Morishita ressaltando que caso fique constatada a falta de informação, será necessário intensificar a campanha de esclarecimento. O diretor do DPDC disse que os consumidores devem procurar as empresas de telefonia para obter informações sobre as mudanças e esclarecer dúvidas.

Ricardo Morishita disse que o Mutirão dos Procons alcançou um resultado bastante positivo, apesar da falta de informação sobre a mudança.

Alguns Procons, como em Goiás e Minas Gerais, adotaram outras estratégias, editando cartilhas de esclarecimento e fizeram atendimento nas ruas. No Nordeste houve panfletagem dos técnicos numa abordagem direta dos consumidores. No Rio de Janeiro foi feita uma mesa redonda com advogados especialistas em defesa do consumidor para esclarecer dúvidas. No Rio Grande do Sul foi realizada uma entrevista coletiva para a imprensa com representantes do Procon estadual e da operadora que atende ao estado.

De acordo com Morishita, a campanha dos Procons para esclarecer aos consumidores a mudança na telefonia deverá prosseguir e se intensificar, principalmente quando estiver mais próxima da data limite para o fim da contagem por pulso.




Fonte: Da assessoria

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