Presidente iraquiano viaja aos EUA 'para perder peso'
O político curdo, de 73 anos de idade, deve passar cerca de três semanas na Clínica Mayo, em Minnesota, no momento em que o Parlamento iraquiano enfrenta críticas dentro e fora do país por planejar um recesso de dois meses durante o verão.
Ao embarcar no domingo para a viagem, Talabani aparentemente disse rindo aos jornalistas que acompanhavam sua partida, no aeroporto de uma cidade curda no norte do Iraque, que iria viajar "para perder um pouco de peso e ter um tempo de descanso e relaxamento".
No dia 25 de fevereiro deste ano, Talabani foi levado para um hospital em Amã, na Jordânia, depois de ter desmaiado na cidade de Sulaimaniyah. Os médicos disseram na época que o problema tinha sido causado por exaustão e desidratação decorrentes de uma sinusite e uma infecção no pulmão.
Câncer
Na semana passada, outro importante político iraquiano, o líder do principal partido xiita do país, Abdul-Aziz al-Hakim, já tinha viajado aos Estados Unidos para fazer exames médicos no Texas devido à suspeita de câncer.
Nesta segunda-feira, ele informou que os exames confirmaram a existência de um "tumor limitado". Mas Al-Hakim disse que vai fazer tratamento agora no Irã, país com o qual seu grupo político tem profundas ligações.
Ele não deu mais detalhes sobre a doença, mas a agência de notícias Associated Press diz que um político próximo de Al-Hakim informou, em condição de anonimato, que trata-se de um câncer no pulmão.
Comentários