Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 13:19
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O Governo do Estado e a Brisa Consultoria e Assessoria promovem na próxima sexta-feira (1º/06), na Câmara de Vereadores, em Alto Paraguai (218 km a Médio-Norte), o 1º Seminário de Aproveitamento Econômico de Áreas Degradadas da Bacia do Alto Paraguai. Em debate, o fomento às cadeias produtivas da piscicultura e minhocultura.

De acordo o economista consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vivaldo Lopes, o objetivo do evento é apresentar alternativas econômicas sustentáveis social e ambientalmente para recuperação de áreas degradadas pelo garimpo de diamantes no município de Alto Paraguai, por meio da piscicultura, produção de minhocas nativas e produção de húmus.

Participam do seminário, que além de Vivaldo terá a coordenação do secretário-adjunto de Projetos Estratégicos e coordenador do MT Regional, Neurilan Fraga, trabalhadores e pequenos empreendedores residentes em Alto Paraguai que já exploram comercialmente o cultivo da minhoca nativa e a criação de peixes em áreas degradadas pelo garimpo.

Conforme a programação, serão proferidas, por especialistas, palestras seguidas de debates nas áreas de gestão financeira, comercialização, minhocultura, produção de húmus, piscicultura e cooperativismo.

Durante o seminário serão formados grupos de trabalhadores e pequenos empreendedores que receberão treinamento específico sobre produção de minhocas, de húmus, peixes em cativeiro e gerenciamento de cooperativas.

O seminário terá duração de um dia, com duas palestras na parte da manhã e duas à tarde, seguidas de dinâmicas de grupo para debates sobre o conteúdo das palestras.

PROGRAMA DO SEMINÁRIO:

9:00 hs – Abertura com mensagens do Secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, e do prefeito Umbelino Alves Campos.

9:30 às 10:30 HS – Apresentação e debates do “Projeto de viabilidade para as áreas degradadas do Município de Alto Paraguai”.

Palestrante :Vivaldo Lopes, economista, consultor da FGV Projetos (RJ)

10:30 às 10:45 – Parada para cafezinho

10:45 às 11:45 hs – Apresentação e debates da palestra “Piscicultura para qualquer”.

Palestrante : Adair José de Moraes, médico veterinário, assessor técnico da SEDER

11:45 às 13:45 – Intervalo para almoço

13:45 às 14:45 hs - Apresentação e debates da palestra “A produção econômica do húmus de minhoca ”

Palestrante :.Rubens de Pinho Filho, técnico do Sebrae

14:45 às 15:45 hs – Apresentação e debates da palestra "Organização associativista em cooperativas”.

Palestrante:Deusimar Muniz Lima, Técnica em Economia Doméstica da Empaer-MT

15:45 às 16:00 hs – Parada para cafezinho

16:00 às 16:45 hs – Dinâmica para formação dos grupos que receberão treinamento sobre produção de húmus da minhoca, piscicultura em áreas degradadas e gerenciamento de cooperativas.

17:00 - Encerramento





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225789/visualizar/