Governo entrega à população mais uma Base Comunitária de Segurança
Com a implantação das Bases Comunitárias, toda a população da Grande Cuiabá está sendo beneficiada. Até o mês de junho, um total de 16 Bases Comunitárias de Segurança estarão sendo entregues à população, espalhadas nos bairros da capital e de Várzea Grande.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, ressaltou a importância desse projeto, que visa a integração de todas as unidades que compõem a Segurança e destas com a comunidade, visando uma melhor qualidade nos serviços prestados à população. “A integração entre as polícias e a comunidade para idealização do projeto e, principalmente, para o combate ao crime, são algumas das ações que vem sendo realizadas em conjunto pelo aparato policial, sempre apresentando resultados positivos. Daí estarmos implantando esse modelo de atendimento. Juntos, as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Técnica e toda a base da segurança, em parceria com a comunidade, para combater o crime e a violência na Grande Cuiabá e em todo nosso Estado”, enfatizou o secretário.
PROJETO
As Bases Comunitárias de Segurança estão sendo implantadas nos espaços físicos do que antes eram as Companhias Comunitárias, onde funcionava, até então, apenas o efetivo da Polícia Militar. Além das 14 Companhias Comunitárias, que já existiam e passarão a constituir as Bases Comunitárias de Segurança, foram implantadas duas novas Bases, nas regiões dos bairros Araés, em Cuiabá, e São Matheus, em Várzea Grande, ambas já entregues à população e em funcionamento.
Através das Bases de Segurança, a comunidade terá a disposição serviços de registro de ocorrências de pequeno e grande porte, emissão de carteiras de identidade, orientação na prevenção de acidentes domésticos, vistorias técnicas em edificações, entre outros, além do policiamento ostensivo e preventivo.
O efetivo será de 24 membros, sendo um oficial e 16 policiais militares, um investigador da Polícia Judiciária Civil, um membro do Corpo de Bombeiros, um Ouvidor, uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), responsável pela emissão das carteiras de identidade, um membro do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), um membro do projeto Rede Cidadã, além da implantação de projetos como Só Alegria, Mãos Amigas, Companhia Solidária, PM Júnior e Justiça Comunitária.
No novo modelo implantado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) o trabalho das polícias Militar, Judiciária Civil, Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros passa a ser realizado em um mesmo espaço, viabilizando o atendimento integrado à população.
“Além dos serviços estão sendo ofertados, a comunidade terá a possibilidade de trabalhar junto com o Estado ações preventivas de cunho social”, disse Carlos Brito destacando projetos sociais que já vem sendo desenvolvidos em vários bairros da Grande e que podem a partir das Bases ter um espaço para outras realizações.
INAUGURAÇÃO BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA DA LIXEIRA
Data: 25/05
Hora: 8 horas
Local: Avenida João Gomes Sobrinho, s/nº, Bairro Lixeira.
Comentários