Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 10:11
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


Aprovada e em processo de licitação, a obra do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Nobres, município a 146 quilômetros de Cuiabá, será entregue até o final de 2007. De acordo com o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, esta construção atende mais uma das solicitações que lhe foi feita no início deste ano pelos empresários de Nobres. “A região tem potencial e o CAT será mais um passo no desenvolvimento do turismo”, avalia.

Os recursos na ordem de R$ 330 mil, são do Ministério do Turismo, com contrapartida do Governo do Estado de Mato Grosso. “É uma obra que vai beneficiar indiretamente pelo menos quatro mil pessoas, que formam a comunidade de Coqueiral. Na verdade toda a população terá vantagem com o CAT que facilitará o atendimento ao visitante”, explica Nadaf.

Outra solicitação dos empresários foi a solução do problema fundiário que existe na região. Nadaf ressaltou que o Governo do Estado está empenhado em uma ação junto à bancada Federal para agilizar as soluções. “Estamos buscando alternativas. Sabemos que muitos produtores buscam o turismo como diversificação das atividades e de geração de emprego e renda e que esta soluções contribuirá para o desenvolvimento da região”.

A beleza e o potencial turístico do município é indiscutível. Já existem dezenas de pontos turísticos identificados e sendo explorados de forma sustentável e legal. Entre eles, se destaca o Duto do Quebó e as grutas da Cerquinha, de São José,e da Lagoa Azul.

Cada ponto tem um diferencial para atrair o visitante e, aos poucos, vão se tornando famosos nacionalmente. A gruta São José é conhecida pelas imagens tanto de São José, como de um enorme bolo de noiva, ambas formadas pelas gigantescas rochas de estalagmites.

Já o duto do Quebó é um túnel que se estende por 400 metros em meio à rocha, com um riacho passando em seu interior. A visita é uma viagem ao imaginário. Mas a grande atração é a gruta da Lagoa Azul, que impressiona pelas formações geológicas e pelo exuberante lago de coloração azul habitado por espécies aquáticas exclusivas de ambiente cavernícola como o bagre cego, pitús, cascudos, lambaris e outros.





Fonte: Assessoria/Sedtur-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225816/visualizar/