Municípios do Médio-Norte pactuam programa de vigilância sanitária
Primeiramente, o Ministério da Saúde efetivou a pactuação com o Estado de Mato Grosso e em seguida, o Estado celebra o pacto com os Municípios. A pactuação é interessante, pois é através dela que serão executadas as ações preventivas de vigilância como a epidemiológica, ambiental e sanitária, explica Sandra Guimarães, técnica de vigilância sanitária do Escritório Regional de Saúde de Diamantino.
O caráter preventivo inclui as campanhas de vacinação, o controle da qualidade da água para consumo e a inspeção sanitária, salienta a técnica do ERS.
Com a pactuação, os municípios deverão acompanhar, monitorar e avaliar todos os indicadores do acordo, para verificar se de fato, estão conseguindo desenvolver as ações preventivas de vigilância sanitária a contento, explica Sandra Guimarães.
Para a secretária municipal de Saúde, Marineze de Araújo Meira, a pactuação é um procedimento que se torna necessário para a aplicação das ações preventivas de vigilância sanitária, com melhoria e abrangência dos serviços prestados à comunidade.
Comentários