Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 05:22

    Imprimir


LONDRES - O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, avisou nesta quarta-feira, 23, que a energia tem cada vez mais importância estratégica e ressaltou que países como a Rússia estão dispostos a utilizar os seus recursos energéticos como instrumento político.

Em artigo publicado nesta quarta-feira, 23, no jornal The Times, Blair afirma também que o Reino Unido tem que considerar o papel da energia nuclear.

"Durante 10 anos, vi que a política energética deixou de ser algo sem atrativos e passou a assumir uma importância estratégica, que pode ser tão crucial quanto a defesa no futuro de nosso país", afirma o primeiro-ministro.

Nesta quarta-feira, 23, deverá ser publicado um "livro branco" (relatório oficial do governo britânico sobre políticas públicas) dedicado ao setor de energia.

"A política energética está criando novas alianças estratégicas, e novas tensões, nas relações internacionais. Hoje, vemos países como a Rússia, que estão preparados para utilizar seus recursos energéticos como um instrumento de política", diz Blair.

Após destacar que o uso da energia tem um impacto no meio ambiente, o chefe de governo lembra que o Reino Unido está comprometido com a redução das emissões de dióxido de carbono em 60% até 2050. Além disso, ressalta em seu artigo que o país está investindo em energia de fontes renováveis.

O "livro branco", acrescenta, contém propostas para economizar energia, desenvolver energias mais limpas e investir em novas fontes energéticas.

"Portanto, vamos continuar trabalhando dentro do país e em nível internacional para promover políticas que acelerem a transição para uma economia de baixo consumo de carbono", afirma.

"Também é preciso considerar o papel que a energia nuclear pode desempenhar como fonte de eletricidade. Ela representa cerca de um quinto de nossa geração de eletricidade, mas a maioria de nossas usinas vai fechar nos próximos 15 anos", acrescenta.

O chefe de governo também insiste na necessidade de investimentos do setor privado na infra-estrutura para poder fornecer energia.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225878/visualizar/