Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 04:52

    Imprimir


A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deve apresentar hoje ao Conselho de Segurança da ONU um novo relatório sobre o programa nuclear do Irã, que pode levar a um agravamento da polêmica entre o regime iraniano e vários países ocidentais.

Hoje vence o prazo dado há dois meses pelo Conselho de Segurança para que o diretor-geral da AIEA, Mohamed ElBaradei, apresentasse o seu relatório sobre o cumprimento das exigências contidas na sua última resolução.

Segundo meios diplomáticos, o documento, que será enviado também aos 35 países-membros do Conselho da AIEA, deverá confirmar que, longe de abandonar o enriquecimento de urânio, o Irã intensificou maciçamente a atividade. O cenário pode abrir as portas para a imposição de novas sanções no Conselho de Segurança.

Os Estados Unidos prepararam ontem um protesto formal contra ElBaradei. Recentemente, em declarações a um jornal espanhol, ele defendeu uma mudança na política para o Irã devido às circunstâncias atuais.

"A comunidade internacional enfatiza a questão da suspensão do enriquecimento de urânio. No entanto, acho que esta exigência foi superada pelos eventos. À revelia de garantias de que o programa é pacífico, agora o importante é assegurar que o Irã não atinja uma escala industrial", disse ElBaradei, Prêmio Nobel da Paz de 2005, em entrevista ao jornal "ABC", em 17 de maio.

Washington considera a postura intolerável, por aceitar alguns aspectos das atividades nucleares iranianas que o Conselho de Segurança da ONU proíbe, disse à agência Efe uma fonte diplomática que pediu o anonimato.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225884/visualizar/