Endividamento do setor rural é debatido na AL
Néri Geller, que também é produtor rural, lembrou aos participantes que em Mato Grosso a logística é precária e a ferrugem asiática prejudica a competitividade da soja. Eles esperam que a maioria dos produtores alcance ao menos o equilíbrio. “A alta carga de juros está prejudicando os produtores e a maioria não tem como honrar com os compromissos. Temos que encontrar soluções em longo prazo”, avaliou Geller, solicitando um trabalho articulado na Câmara Federal e no Congresso Nacional.
Segundo Geller, o endividamento atinge atualmente 80% dos produtores rurais mato-grossenses. A inadimplência ocorre principalmente junto ao Finame, que opera recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), financiando a compra de máquinas e implementos agrícolas, e às linhas de crédito do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), operacionalizadas pelo Banco do Brasil.
Na opinião do presidente da Aprosoja (MT), Rui Ottoni Prado a crise vem piorando a cada dia e a avaliação do cenário para os próximos anos, com ênfase no endividamento, será fundamental. “Fala-se em economia estável, mas a escala dos preços é contrária e vem prejudicando os agricultores”, disse Prado, citando como exemplo o alto preço dos combustíveis em Mato Grosso.
Prado falou também que a combinação de tantos fatos negativos foi uma crise sem precedentes que impôs perdas no agronegócio. Um dos fatores colocados pelo presidente da Aprosoja é a renda agrícola, que segundo Prado, despencou, deixando prejuízos em quase todas as cadeias agrícolas. “As dívidas nos bancos atingem níveis recordes e os reflexos negativos são enormes”, afirmou ele.
Entre as autoridades que participaram do evento estão: os estaduais Mauro Savi (PR), Carlos Avalone (PSDB), José Domingos Fraga (DEM), Otaviano Pivetta (PDT), Alexandre César (PT), o senador Jonas Pinheiro (DEM-MT), os deputados federais, Ronaldo Caiado (DEM-GO), que preside a Subcomissão de Política Agrícola, Néri Geller (PSDB-MT), Eliene Lima (PP-MT), Carlos Bezerra (PMDB-MT), Homero Pereira (PR/MT), Telma de Oliveira (PSDB/MT), sociedade organizada, secretários estaduais e municipais, prefeitos, vereadores, agricultores e pecuaristas.
Comentários