Poluição 'eleva casos de câncer na China'
Um estudo do ministério da Saúde da China divulgado nesta segunda-feira conclui que o número de mortes por câncer aumentou em 21% no ano passado o que a doença é a que mais mata na China.
"A principal causa por trás do aumento das mortes por câncer é que a poluição da água e do ar está ficando pior a cada dia", disse o pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Médicas, Chen Zhizhou.
O ministério pesquisou 108 municípios em todo o país. O aumento de casos de câncer nas cidades foi de 19% e nas áreas rurais chegou a 23%.
Após o câncer, as doenças que mais resultam em óbitos nas áreas urbanas da China são acidentes vascular-cerebrais e crises cardiovasculares.
Províncias
Apesar de o governo não ter divulgado números absolutos para as mortes causadas por câncer no país em 2006, há informações por regiões.
Entre as áreas mais afetadas pelo câncer está a província de Jiangsu, no leste da China.
Nove das 30 cidades em que mais se morre de câncer estão lá e segundo as autoridades locais a razão seria a água contaminada.
"Por causa da água poluída Jiangsu tem 12% dos casos de câncer do país", disse o vice-diretor do departamento de obras da região, Xu Xuejun ao jornal South China Morning Post.
Segundo Xu, mais de 13,67 milhões de pessoas em Jiangsu sofrem com a escassez de água potável.
"Em algumas amostras foram encontradas mais de 468 substâncias nocivas e 93 cancerígenas", afirmou Xu.
A cada ano aproximadamente 120 mil pessoas morrem de câncer na província de Jiangsu.
Comentários