Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Maio de 2007 às 22:38

    Imprimir


O presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, considerou que as primeiras eleições européias realizadas hoje na Bulgária marcaram "um dia importante" para o país, que ingressou na União Européia (UE) em 1º de janeiro. "Os cidadãos búlgaros elegeram pela primeira vez seus representantes no Parlamento Europeu", disse Pöttering em comunicado, no qual deu as boas-vindas aos 18 membros que o país enviará à Eurocâmara, com mandatos de dois anos.

O presidente do PE afirmou que os parlamentares escolhidos hoje serão integrados "em breve" aos trabalhos da Eurocâmara, de modo que a "positiva contribuição" ajude a melhorar a participação nas próximas eleições européias, em 2009.

A participação do eleitorado búlgaro foi calculada em cerca de 26%.

Os resultados preliminares mostram que os socialistas teriam cinco eurodeputados, mesmo número que o partido Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB - ligado ao Partido Popular Europeu).

O Movimento pelos Direitos e Liberdades, da minoria turca e ligada ao grupo liberal ALDE no PE, terá quatro eurodeputados, enquanto o partido ultranacionalista Ataka fica com três cadeiras e a Aliança Nacional Simeão II com apenas uma.

O presidente do grupo de extrema direita Independência, Tradição e Soberania (ITS), o francês Bruno Gollnisch, disse que os resultados são um "êxito dos patriotas".

"Os búlgaros querem conservar a identidade nacional e os valores cristãos, que são componentes essenciais. Querem uma Bulgária européia", disse Gollnisch.

Além disso, destacou que o aumento do número de eurodeputados do ITS se soma à ligação ao grupo de extrema direita do romeno Dumitra Cosea, até agora independente.

O presidente do grupo liberal (ALDE), Graham Watson, deu as boas-vindas aos eurodeputados, e afirmou que a baixa participação de hoje "não é uma surpresa", e mostra que "o trabalho mais duro" de um país "começa após a adesão" à União Européia.

"Os novos legisladores europeus terão a dura tarefa de ampliar o perfil do Parlamento Europeu na Bulgária", acrescentou Watson.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226358/visualizar/