Sinop: recurso para manutenção de escola será regularizado este mês
O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, prometeu regularizar o repasse do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a escola estadual Edna Dalabetta, até o dia 30 deste mês. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pela Assessoria Pedagógica do município.
De acordo com a assessoria, o atraso ocorreu em função de alguns problemas no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade, Finanças do Estado de Mato Grosso (Fiplan), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado de Administração. No entanto, até o final deste mês todas as escolas da rede estadual receberão o repasse da primeira parcela.
O alunos e pais de estudantes, conforme Só Notícias já informou, reclamaram da falta de estrutura na escola, que fica no bairro Umuarama. Eles pediram, na semana passada, que fossem melhoradas as condições da unidade. Foram apontados os seguintes problemas: salas de aula sujas e sem pinturas, ventiladores que não funcionam ou funcionam mal, janelas sem vidros, mesas quebradas, além da falta de segurança e bem estar das crianças.
Na ocasião, o assessor pedagógico do município, Paulo Sérgio da Silva, explicou que a manutenção da escola é feita com o recurso do PDDE, que é repassado quatro vezes por ano. Porém, até o momento a secretaria estadual não havia feito o repasse.
A escola faz parte das unidades municipais que foram estadualizadas, no ano passado, como a do Menino Jesus, Bom Jardim e a Thiago Aranda. O objetivo foi o de equilibrar o atendimento dos alunos. A estrutura física (prédio e mobiliário) das unidades também foi repassada ao Estado, em regime de comodato, inicialmente com prazo previsto de cinco anos.
Comentários