Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Maio de 2007 às 18:15

    Imprimir


O policial John Frank Pinchao, que fugiu dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), depois de quase nove anos de seqüestro, percorrerá o mundo para contar sua história, anunciou hoje o diretor da Polícia colombiana, general Oscar Naranjo.



Naranjo disse que Pinchao, que se recupera em uma clínica da Polícia, em Bogotá, mostrou interesse em continuar em serviço.

"Queremos aproveitar na Polícia a experiência adquirida durante tantos anos de cativeiro", afirmou o oficial, acrescentando que a missão de Pinchao será mostrar à comunidade internacional os maus-tratos que a guerrilha dá aos reféns.

"Vamos incorporá-lo nessa tarefa. Ele me pediu que o reintegre a seu trabalho, e não podemos desperdiçar um testemunho de vida tão excepcionalmente exemplar", declarou o general Naranjo.

O policial foi seqüestrado pelas Farc em 1º de novembro de 1998, quando o grupo atacou a população de Mitú, capital do Vaupés (sudeste), matando 16 policiais e ferindo outros 50.

Os guerrilheiros tinham Pinchao entre o grupo de políticos, soldados, políticos e três americanos seqüestrados - ainda restam 56 - que as Farc esperam trocar por cerca de 500 insurgentes presos.

Pinchao fugiu em 28 de abril, aproveitando a chuva, e caminhou por mais de duas semanas até encontrar, na terça-feira, uma patrulha militar que realizava uma operação antinarcóticos.

Em um fato semelhante, em dezembro, escapou das Farc o agora ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Fernando Araújo, que estava há seis anos como refém, e foi nomeado chanceler em fevereiro, "para mostrar sua experiência ao mundo", segundo anunciou na ocasião o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

Entre as pessoas que continuam seqüestradas estão a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, levada em 2002, e os americanos Marc Gonsalves, Thomas Howes e Keith Stansell, que colhiam informações para o Departamento de Estado dos Estados Unidos em 2003, quando rebeldes da Farc derrubaram o pequeno avião no qual viajavam em Caquetá (sudoeste colombiano).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226471/visualizar/