Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Maio de 2007 às 04:30

    Imprimir


TÓQUIO - A Polícia da província de Kanagawa, vizinha a Tóquio, realizou neste sábado, 19, uma batida numa academia naval do Japão na investigação de um caso de vazamento de informação confidencial do sistema de radares Aegis, informaram fontes oficiais.

Os navios que usam o sistema Aegis fazem parte do escudo antimísseis do Japão e Estados Unidos. O vazamento da informação foi revelado em março deste ano, segundo a agência "Kyodo".

A batida foi a primeira em instalações militares japonesas suspeitas de violação de uma lei de 1954 que protege segredos do pacto de defesa mútua entre Japão e Estados Unidos.

Cerca de 50 investigadores entraram no recinto das Forças Marítimas de Autodefesa e analisaram computadores, dispositivos de armazenamento de informação, registros administrativos e outros materiais.

A informação não autorizada foi descoberta quando as autoridades revistaram a casa de uma imigrante chinesa com documentação irregular. Ela era casada com um militar cuja patente não autorizava a gestão da informação confidencial encontrada em seu poder.

A informação saiu aparentemente em outra escola de Hiroshima, no sudoeste do país, segundo a "Kyodo".

O ministro da Defesa, Fumio Kyuma, lamentou o caso na sua reunião com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, em 30 de abril.

Os navios Aegi da armada japonesa são um importante componente do escudo antimísseis, cuja instalação foi acelerada quando a Coréia do Norte testou vários mísseis, em meados de 2006.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226589/visualizar/