Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 18 de Maio de 2007 às 19:44

    Imprimir


O relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos dos Imigrantes, Jorge Bustamante, manifestou nesta sexta-feira sua "preocupação" com as situações irregulares envolvendo o respeito aos direitos humanos dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Bustamante se disse "decepcionado", porque de três visitas programadas a centros de detenção de imigrantes ilegais no Texas, Nova Jersey e Arizona, pôde visitar apenas o último.

As visitas aos outros centros de detenção, previamente autorizadas, foram canceladas "sem explicação", assinalou o relator.

"Visitei apenas um (dos centros) e, neste caso, não tive a completa liberdade para conversar" com os internos, disse Bustamante à imprensa.

O relator informou que recebeu várias queixas dos imigrantes detidos, incluindo a "separação de famílias".

Bustamante também citou "o arrombamento de portas" por parte do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em suas operações contra os imigrantes ilegais.

O método "inclui, em alguns casos, o arrombamento de portas, em meio ao choro de crianças, que vêem seus pais sendo algemados e levados de casa".

O relator denunciou ainda a existência de "grupos organizados para agredir imigrantes ilegais, como os ''Minutemen'' (brigadas civis que tentam impedir a passagem dos ilegais pela fronteira com o México)".

Bustamante manifestou sua "preocupação com o fato de que não há um sistema centralizado nos Estados Unidos para se obter informações sobre as pessoas detidas pelos funcionários da imigração. As famílias têm de esperar por um longo período para obter informações".

Além disso, o relator criticou a presença de "crianças - acompanhadas ou não - mantidas sob custódia em instalações para adultos, que não protegem adequadamente os direitos dos menores".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226636/visualizar/