Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 17 de Maio de 2007 às 14:24

    Imprimir


Os ministros da Justiça, Tarso Genro, e de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, comentaram a Operação Navalha, desencadeada pela Polícia Federal (PF), que prendeu na manhã de hoje 43 pessoas envolvidas em uma organização criminosa que desviava recursos federais de obras públicas. Entre os presos está o prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB). Os estados onde os mandados estão sendo cumpridos são Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão, São Paulo, além do Distrito Federal.

Questionado sobre fraudes em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Tarso respondeu que não conhece tal informação, mas negou que possa atrapalhar o andamento do programa. A PF é subordinada ao Ministério da Justiça.

"Não é preocupante. Estamos muito contentes com a operação. A PF vai continuar investigando. Certamente, outras operações virão. Vocês podem estar certos que os efeitos disso são positivos para o Estado brasileiro", disse Tarço.

Walfrido garantiu que o PAC não será prejudicado. "Um prédio de 30 andares não vai deixar de ser construído porque um caminhão de areia foi mal administrado". Os dois ministros participaram de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) no Palácio do Planalto.

Entre os presos na operação policial, estão diversas autoridades estaduais e funcionários e intermediários da construtora Gautama, de Salvador. O inquérito corre em segredo de Justiça. O objetivo do grupo era lucrar com a execução de obras públicas, praticando crimes como fraude em licitação, corrupção passiva e ativa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, a organização criminosa desviou recursos dos Ministérios de Minas e Energia; Planejamento; Integração Nacional; Cidades; e do Departamento Nacional Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).

A polícia informou que a empresa baiana operava uma organização criminosa infiltrada no governo federal e em governos estaduais e municipais.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226960/visualizar/