Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 17 de Maio de 2007 às 09:59
Por: Catarine Piccioni

    Imprimir


A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira o prefeito de Sinop, Nilson Leitão (foto),do PSDB, durante a Operação Navalha, deflagrada para desarticular uma organização criminosa que atuava desviando recursos públicos federais.

Cerca de 400 policiais federais estão moblizados nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão, São Paulo e no Distrito Federal para cumprir cerca de 40 mandados de prisão preventiva e 84 mandados de busca e apreensão, todos decretados pela Ministra Eliana Calmon do Superior Tribunal de Justiça.

Entre os presos estão diversas autoridades públicas, bem como funcionários e intermediários da empresa Gautama, sediada em Salvador (BA), que operava uma quadrilha infiltrada no governo federal, e em administrações estaduais e municipais.

Desde o início das investigações, em novembro de 2006, os policais federais constataram que o objetivo principal do grupo era a obtenção de lucros por meio da execução de obras públicas, organizada e estruturada para a prática de variados delitos, como fraudes em licitações, corrupção passiva e ativa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, além de outros crimes graves.

O esquema visava garantir o direcionamento de verbas públicas, no âmbito federal e estadual, para obras de interesse da organização; vencer certames licitatórios de empresas por ela patrocinadas e assegurar a liberação de pagamentos de obras superfaturadas, irregulares ou mesmo inexistentes.

Em nível federal a quadrilha desviou recursos do Ministério de Minas e Energia, da Integração Nacional, das Cidades, do Planejamento, e do Departamento Nacional de Infra-estrutura dos Transportes (Dnit); no nível estadual as fraudes ocorreram em Alagoas, Maranhão, Sergipe, Piauí e ainda no Distrito Federal e no nível municipal estavam envolvidas autoridades de Sinop e Camaçari (BA).

Mais informações a qualquer momento





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227007/visualizar/