Exploração sexual é tema de discussão em Tangará da Serra
Haverá ainda no dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - um debate para discutir o assunto. O evento tem como objetivo mobilizar a sociedade para combater essa forma cruel de violação dos direitos de meninas, meninos e jovens adolescentes brasileiros.
A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência o abuso sexual dentro da própria família ou ainda a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico.
As crianças e os adolescentes vulneráveis a esse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Esses danos podem trazer conseqüências muito penosas para sua vida, como, por exemplo: o uso de drogas, a gravidez precoce e indesejada, distúrbios de comportamento, condutas anti-sociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis.
Foi com esse propósito que o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal nº. 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973. Ficou conhecido como Caso Araceli , onde uma menina de oito anos foi cruelmente estuprada, e assassinada em Vitória, no Espírito Santo.
Comentários