Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Maio de 2007 às 13:29

    Imprimir


A importância dos consórcios intermunicipais para o desenvolvimento econômico do estado de Mato Grosso foi destacada hoje (16), durante a abertura da 1ª Feira de Negócios Sustentáveis do Pequeno Produtor, realizada no Centro de Eventos do Pantanal. “Estamos estimulando, em parceria com a AMM, a criação dos consórcios, que têm o objetivo de identificar as vocações regionais e fazer com que todas as regiões tenham capacidade de desenvolvimento”, disse o secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto, que representou o governador Blairo Maggi.

A feira vai ser realizada até o dia 18 de maio e um dos destaques da programação será o 1º Fórum dos Consórcios Intermunicipais do Estado, que terá início hoje, a partir das 14 horas. Durante o fórum serão apresentadas as experiências de sucesso desenvolvidas pelos consórcios nos municípios. Está programada a apresentação de resultados do trabalho desenvolvido pelos seguintes consórcios: Vale do Teles Pires, Vale do Rio Cuiabá, Vale do Rio Paraguai e Região Sul.

O ciclo de palestras contará também com a participação da presidente da Ager, Márcia Vandoni e do coordenador do Programa de Modernização do Setor de Saneamento do Ministério das Cidades, Ernane Miranda.

Os consórcios começaram a ser criados em 2005 e em menos de dois anos já somam 12 criados oficialmente e três em processo de formação, já com comissões provisórias constituídas. A iniciativa partiu da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, que criou a Coordenação de Desenvolvimento Econômico para gerenciar o trabalho de fomento ao desenvolvimento regional. Desde o início as atividades contaram com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Atualmente, são também importantes parceiros o Sebrae, através do setor de Políticas Públicas, e o Banco do Brasil, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável – DRS.

Segundo o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, a criação dos Consórcios Públicos atendeu as expectativas dos municípios de trabalhar de forma regionalizada. “Nós percebemos que de nada adianta trabalhar de forma isolada. Acreditamos que juntos podemos mais e temos mais poder de barganha junto aos Governos Estadual e Federal”, afirma Cidinho.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227242/visualizar/