Novo traçado da MT-235 reduz 60 km percurso entre Nova Mutum e São José
Até então, era necessário passar pela comunidade Pontal do Marape para chegar em São José, percorrendo uma distância de 130km. O novo traçado ocupa o leito original até a região conhecida como Prodecer, depois disso segue em linha reta para o município vizinho, dessa forma o seu percurso total ficou em 70km.
Para o projeto sair do papel foi necessário construir efetivamente 33km de estrada nova, deste total, aproximadamente 15km é em região de mata fechada, cerrado e várzea. A mesma passa pelo interior das fazendas Mafra, São Domingos e Jequitibá até chegar ao Rio Arinos, onde o Estado construiu uma ponte de madeira com 100 metros. Já do rio até a MT010, em São José, a estrada foi construída pelo município vizinho.
Além da abertura, levantamento e cascalhamento foi necessário construir ainda três bueiros e a cerca, isolando a estrada em alguns trechos no interior das fazendas. Elas deram licença para construção desde que a atividade pecuária não fosse prejudicada. Com o novo traçado pronto, o antigo trecho da MT235, via Marape, agora é responsabilidade do município.
De acordo com o secretário de Obras, Viação e Serviços Urbanos, Onésio Botelho, a nova estrada vai facilitar o escoamento da produção e proporcionar a integração regional. Hoje, para sair de Nova Mutum e chegar a São José do Rio Claro existem quatro alternativas, via Diamantino – 220km; pela Rodovia Vale do Arinos (MT249) – 110km; pelo novo traçado da MT235 – 135km e pelo Pontal do Marape – 180km60.
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