Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Maio de 2007 às 09:53

    Imprimir


Veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) estão à procura de morcegos hematófagos em Tangará da Serra. O animal, que se alimenta de sangue, se transformou em uma praga e está prejudicando as crianções de gado na região. Em uma fazenda de Tangará da Serra, quatro animais morreram por suspeita de terem contraído raiva depois de terem sido atacados por morcegos.

Enquanto o gado está no campo, os veterinários saem em busca de soluções para o problema. Eles enfrentam aproximadamente dois quilômetros no meio da mata para chegar a uma caverna onde vivem os morcegos. "É a segunda vez que a gente vem aqui para fazer esse trabalho. Da outra vez, capturamos 20 morcegos", explica o veterinário Gustavo Alves de Abreu.

Os veterinários chegam ao local e preparam os equipamentos de segurança. Dentro da caverna, a única iluminação vem das lanternas. "É muito difícil, ainda mais porque tem água pingando do teto. O solo fica completamente desnivelado, cheio de buracos, com muita pedra solta", diz a veterinária Fernanda Carini.

Alguns morcegos tentam fugir e até uma rede é utilizada para auxiliar na captura. Nesta etapa foram capturados 11 morcegos. A segunda fase é passar uma espécie de pasta, que é o veneno, nas costas dos morcegos. Depois eles são soltos e retornam para as colônias onde vivem. Lá eles vão infectar outros morcegos com o veneno e, em cinco dias eles morrerão.





Fonte: TV Centro América

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227279/visualizar/