Veterinários caçam morcegos que atacam gado em MT
Enquanto o gado está no campo, os veterinários saem em busca de soluções para o problema. Eles enfrentam aproximadamente dois quilômetros no meio da mata para chegar a uma caverna onde vivem os morcegos. "É a segunda vez que a gente vem aqui para fazer esse trabalho. Da outra vez, capturamos 20 morcegos", explica o veterinário Gustavo Alves de Abreu.
Os veterinários chegam ao local e preparam os equipamentos de segurança. Dentro da caverna, a única iluminação vem das lanternas. "É muito difícil, ainda mais porque tem água pingando do teto. O solo fica completamente desnivelado, cheio de buracos, com muita pedra solta", diz a veterinária Fernanda Carini.
Alguns morcegos tentam fugir e até uma rede é utilizada para auxiliar na captura. Nesta etapa foram capturados 11 morcegos. A segunda fase é passar uma espécie de pasta, que é o veneno, nas costas dos morcegos. Depois eles são soltos e retornam para as colônias onde vivem. Lá eles vão infectar outros morcegos com o veneno e, em cinco dias eles morrerão.
Comentários