Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Maio de 2007 às 06:00

    Imprimir


A Coréia do Norte afirmou que o processo para que a transferência dos US$ 25 milhões bloqueados num banco de Macau está em andamento e reafirmou sua vontade de desmantelar seu arsenal nuclear quando receber o dinheiro, segundo o jornal sul-coreano "Kyonghang Sinmun".

O jornal informou hoje que um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores norte-coreano disse que permitirá a entrada dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em seu território.

A mesma fonte anunciou que Pyongyang debaterá com Washington o próximo passo a adotar, depois de fechar as suas instalações nucleares, afirmou o jornal.

"Estamos dispostos a fechar a usina nuclear de acordo com o acordo assinado em 13 de fevereiro, assim que se concretizar a transferência", acrescentou o porta-voz norte-coreano.

É a primeira vez que Pyongyang reconhece que está em andamento o processo para a transferência dos fundos, que ficaram congelados durante 19 meses no Banco Delta Asia (BDA), de Macau, a pedido dos Estados Unidos.

Os fundos foram desbloqueados em 19 de março, mas o dinheiro ainda não foi transferido devido a "problemas técnicos" e Pyongyang se nega a iniciar a desnuclearização enquanto não receber a transferência.

O porta-voz norte-coreano acusou a imprensa americana de divulgar informações erradas de que a Coréia do Norte está atrasando sua desnuclearização para elevar suas exigências. Ele denunciou o que considerou uma "manipulação".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227326/visualizar/