Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 15 de Maio de 2007 às 19:08

    Imprimir


Uma resposta mundial às alterações climáticas vai deflagrar uma revolução de negócios maior que a Internet, segundo Bill Joy, co-fundador da Sun Microsystems. "Essa é uma oportunidade muito maior", disse ele, apontando para a escala do problema e os lucros que podem ser gerados por medidas simples como um uso mais cuidadoso da energia. "É lucrativo ser mais eficiente, o procedimento tem custo negativo e você sofre desvantagem competitiva caso não o faça", afirmou.

"É possível adotar tecnologia antiga de maneira sensata, não dirigir um utilitário", disse ele durante a conferência de investimento Cleantech, em Frankfurt, na Alemanha.

Joy ganhou fama ao criar e desenvolver sistemas operacionais para computadores e microprocessadores. Ele ajudou a desenvolver a linguagem de programação Java. Número maior de cientistas passou a concordar que as alterações climáticas estão sendo causadas pelas emissões de gases causadores do efeito-estufa e gerados por atividades humanas, especialmente o dióxido de carbono produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

Usando o exemplo da indústria automotiva, Joy vê uma resposta em três partes: primeiro, usar tecnologias antigas para a produção de carros menores e mais eficientes; segundo, adotar tecnologias emergentes como a dos carros "híbridos", parcialmente elétricos; e em terceiro lugar pesquisar avanços tecnológicos completamente inovadores, tais como combustíveis derivados de resíduos agrícolas para acionar meios de transporte.

As alterações climáticas estimularão inovações e o Vale do Silício, que originalmente atendia o setor de semicondutores, está bem posicionado para se beneficiar das mudanças, segundo Joy. "As células solares são semicondutores, o software que vai controlar os sistemas será produzido no Vale do Silício", disse Joy, que hoje é sócio do Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB), um fundo de investimentos de risco.

Existe uma corrida mundial para levar ao mercado tecnologias inovadoras que poderiam reduzir as emissões de gases poluentes. "Há pessoas inteligentes em toda parte", disse Joy.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227410/visualizar/