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Brasileiros brilham fora da competição de Cannes
CANNES - Primeiro, foi a decepção, quando nenhum filme brasileiro foi indicado para participar da mostra competitiva do 60.º Festival de Cannes. À medida que foram sendo anunciadas as seções (e atrações) paralelas, o Brasil começou a aparecer.
A VIA LÁCTEA
Segundo longa de Lia Chamie (de Tônica Dominante) terá a honra de abrir a Semana da Crítica.
CHACUN SON CINÉMA Walter Salles assina um dos curtas de até três minutos que o festival encomendou a 35 diretores de todo o mundo para comemorar seus 60 anos. Cada um descreve à sua maneira a experiência de ir ao cinema. Salles recorre de novo à dupla de emboladores Caju e Castanha, com quem ele e Daniela Thomas fizeram o curta A Saga dos Guerreiros, enviado a Cannes, anos atrás.
LIMITE
O clássico de Mário Peixoto será exibido na seção Cannes Classics e na inauguração da World Cinema Foundation, criada por Martin Scorsese para preservar obras-primas ameaçadas.
MUTUM Sandra Kogut encerra a Quinzena dos Realizadores com seu filme adaptado de Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa.
OLHAR O ESTADO O MUNDO
Também na Quinzena, será exibido este filme da Fundação Gulbenkian, de Portugal. O brasileiro Vicente Ferraz (Soy Cuba) assina um dos seis episódios.
SABÁ Curta de Thereza Menezes e Gregório Graziosi está na CinéFondation (produções universitárias).
SALIVA
O curta de Esmir Filho está na Semana da Crítica. No ano passado, ele recebeu um prêmio especial de roteiro por outro curta, Alguma Coisa Assim.
UM RAMO Outro curta brasileiro selecionado para a Semana da Crítica. É dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, que já estiveram em Cannes, em 2005, com O Lençol.
THE LAST 15
Curta de Antônio Campos concorre à Palma de Ouro da categoria. O diretor mora nos EUA e já foi premiado na CinéFondation.
O BANHEIRO DO PAPA A 02, de Fernando Meirelles, produz este filme brasileiro/uruguaio dirigido por Enrique Fernández e César Charlone. O segundo, nascido no Uruguai, mora no Brasil, onde fotografou Cidade de Deus, que foi indicado para o Oscar da categoria.
A VIA LÁCTEA
Segundo longa de Lia Chamie (de Tônica Dominante) terá a honra de abrir a Semana da Crítica.
CHACUN SON CINÉMA Walter Salles assina um dos curtas de até três minutos que o festival encomendou a 35 diretores de todo o mundo para comemorar seus 60 anos. Cada um descreve à sua maneira a experiência de ir ao cinema. Salles recorre de novo à dupla de emboladores Caju e Castanha, com quem ele e Daniela Thomas fizeram o curta A Saga dos Guerreiros, enviado a Cannes, anos atrás.
LIMITE
O clássico de Mário Peixoto será exibido na seção Cannes Classics e na inauguração da World Cinema Foundation, criada por Martin Scorsese para preservar obras-primas ameaçadas.
MUTUM Sandra Kogut encerra a Quinzena dos Realizadores com seu filme adaptado de Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa.
OLHAR O ESTADO O MUNDO
Também na Quinzena, será exibido este filme da Fundação Gulbenkian, de Portugal. O brasileiro Vicente Ferraz (Soy Cuba) assina um dos seis episódios.
SABÁ Curta de Thereza Menezes e Gregório Graziosi está na CinéFondation (produções universitárias).
SALIVA
O curta de Esmir Filho está na Semana da Crítica. No ano passado, ele recebeu um prêmio especial de roteiro por outro curta, Alguma Coisa Assim.
UM RAMO Outro curta brasileiro selecionado para a Semana da Crítica. É dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, que já estiveram em Cannes, em 2005, com O Lençol.
THE LAST 15
Curta de Antônio Campos concorre à Palma de Ouro da categoria. O diretor mora nos EUA e já foi premiado na CinéFondation.
O BANHEIRO DO PAPA A 02, de Fernando Meirelles, produz este filme brasileiro/uruguaio dirigido por Enrique Fernández e César Charlone. O segundo, nascido no Uruguai, mora no Brasil, onde fotografou Cidade de Deus, que foi indicado para o Oscar da categoria.
Fonte:
Estadão
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227423/visualizar/
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