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SP: CPTM usa binóculos para evitar roubos de cabos
Os seguranças da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebem um novo equipamento para tentar evitar o roubo de fios e cabos nas ferrovias: os binóculos. As informações são do SPTV.
"O binóculo tem um sistema infravermelho que faz a correção e possibilita a visualização das imagens a até 150 m de distância", explicou o gerente de segurança da CPTM Leopoldo Correa Filho, em entrevista ao SPTV.
Os binóculos foram importados da Rússia e, normalmente, são usados em operações militares. Os equipamentos começam a ser usados nesta semana pelos agentes que investigam os furtos nos 270 km de ferrovia.
Os bandidos preferem agir nos horários em que não há operação, entre meia-noite e 4h. As linhas mais perigosas são a B, que liga o centro a zona oeste, e as linhas E e F que servem a zona leste. Só nos primeiros quatro meses do ano, a CPTM registrou 75 roubos. Foram levados 8,5 km de fios e cabos. Um prejuízo de R$ 340 mil.
Toda vez que os cabos precisam ser repostos, o intervalo entre os trens aumenta de 15 minutos para até meia hora. O investimento para a compra dos binóculos foi de R$ 20 mil. Em cada uma das seis linhas da CPTM trabalham entre 100 e 120 agentes de segurança divididos em três turnos.
"O binóculo tem um sistema infravermelho que faz a correção e possibilita a visualização das imagens a até 150 m de distância", explicou o gerente de segurança da CPTM Leopoldo Correa Filho, em entrevista ao SPTV.
Os binóculos foram importados da Rússia e, normalmente, são usados em operações militares. Os equipamentos começam a ser usados nesta semana pelos agentes que investigam os furtos nos 270 km de ferrovia.
Os bandidos preferem agir nos horários em que não há operação, entre meia-noite e 4h. As linhas mais perigosas são a B, que liga o centro a zona oeste, e as linhas E e F que servem a zona leste. Só nos primeiros quatro meses do ano, a CPTM registrou 75 roubos. Foram levados 8,5 km de fios e cabos. Um prejuízo de R$ 340 mil.
Toda vez que os cabos precisam ser repostos, o intervalo entre os trens aumenta de 15 minutos para até meia hora. O investimento para a compra dos binóculos foi de R$ 20 mil. Em cada uma das seis linhas da CPTM trabalham entre 100 e 120 agentes de segurança divididos em três turnos.
Fonte:
Folha online
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227600/visualizar/
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