Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 22:51

    Imprimir


WASHINGTON - O Senado dos Estados Unidos votará na terça-feira, 15, o futuro do financiamento da Guerra do Iraque e da presença das tropas americanas naquele país, anunciou nesta segunda-feira, 14, o líder da maioria democrata na casa legislativa, Harry Reid.

Os senadores decidirão sobre duas emendas paralelas. Uma delas cortaria os fundos para a guerra e só financiaria as operações relacionadas à proteção das tropas dos EUA, a capacitação das Forças de Segurança iraquianas e atividades antiterroristas.

A emenda, apoiada por Reid e por seu colega democrata Russ Feingold, estabelece a meta de completar a retirada das tropas americanas até o dia primeiro de abril de 2008.

A segunda, também liderada por Reid, mas desta vez junto do senador Carl Levin, destina mais de US$ 120 bilhões às guerras no Iraque e Afeganistão, mas pede que a retirada seja iniciada em outubro deste ano, apesar de o presidente ter autoridade para vetar o requisito.

A medida também estabeleceria restrições ao futuro das tropas - de modo que não se amplie sua permanência no Iraque - e exigiria que o governo iraquiano fortalecesse a segurança do país.

O líder da maioria democrata no Senado disse que as duas emendas serão submetidas à votação no marco do debate de um projeto de lei sobre recursos hídricos.

As propostas oferecem uma "mudança de rumo" na estratégia atual no Iraque, porque pressupõe uma reorientação da missão militar e ajudam a canalizar com mais eficácia a luta contra a rede terrorista Al-Qaeda, afirmou.

A versão emitida pelo Senado sobre as despesas suplementares para a Guerra do Iraque terá de ser harmonizada com a aprovada pela Câmara de Representantes na última quinta-feira.

Com 221 votos a favor e 205 contra, o Senado aprovou um projeto de lei que destina fundos para a Guerra do Iraque, mas só até julho, período após o qual os parlamentares teriam de avaliar as condições no país e decidir a continuidade dos fundos.

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse que vetará qualquer projeto de lei que condicione o financiamento para o conflito no país árabe.

Bush já havia vetado no dia primeiro de maio a primeira tentativa democrata para fixar a retirada das tropas americanas no Iraque.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227605/visualizar/