Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 19:37

    Imprimir


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/MT) divulgou hoje à noite um balanço prévio do desempenho do comércio nas vendas referentes ao Dia das Mães em Cuiabá. O comércio obteve aumento de 7% no volume de negócios em relação ao mesmo período do ano passado, superando a previsão que era de um aumento de 6% nas vendas.

Segundo a entidade, esta é a segunda melhor data do calendário promocional. De acordo com o Departamento de Pesquisas Econômicas da Fecomércio, responsável pelo levantamento, o setor de telefonia celular foi o que teve melhor desempenho. Na seqüência, os que apresentam melhor desempenho foram os de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, perfumaria, calçados e confecções.

O primeiro quadrimestre de 2007 registrou um aquecimento nas vendas do comércio varejista na ordem de 5,5%, em relação ao ano de 2006. Segundo o presidente da entidade, Pedro Nadaf, as vendas aumentaram em virtude das facilidades encontradas na hora de comprar a prazo.

Frustração

No ano de 2006, as expectativas do setor foram frustradas, pois se previa 8% de elevação em relação ao ano de 2005, mas as vendas cresceram apenas 5%. Portanto, 3% inferior devido ao alto índice de endividamento dos consumidores, sendo que a inadimplência em abril do ano passado cresceu 34,94% em relação ao exercício anterior. Além disso, o mercado econômico sofreu com a alta dos juros e o mau desempenho do setor agropecuário.

Brasil: regiões metropolitanas

Segundo o Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio, o Dia das Mães em 2007 foi o melhor para os comerciantes nos últimos três anos, com crescimento de 10%, ante período equivalente do ano passado. O comércio brasileiro ainda contabiliza os lucros, mas já pode comemorar os resultados obtidos na semana relativa à data, de 7 a 13 de maio.

O índice é inferior ao de 2004, quando registrou incremento de 12,1%. Contando apenas o final de semana, de 11 a 13 de maio, as vendas registraram alta de 8,6%, na comparação com o ano anterior.

De acordo com o levantamento da Serasa, as promoções do varejo foram atrativos para os consumidores brasileiros, que incluíram, ainda, maiores facilidades de pagamentos, custos menores em relação a 2006, e maior oferta de produtos importados, devido à valorização da moeda nacional (baixa do Dólar e alta do Real). A evolução do crédito, a recuperação da renda e do emprego e os preços competitivos foram outros fatores apontados pela entidade que impulsionaram o comércio.

Segundo a entidade, as compras do final de semana também colaboraram para o resultado positivo do indicador. Os produtos que se destacaram em vendas foram confecções, celulares e outros de maior valor agregado, como as câmeras digitais. O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no Banco de Dados da Serasa. Para o levantamento, foram consideradas as consultas realizadas nos períodos de 7 a 13 de maio de 2007 e de 11 a 13 de maio de 2007 e comparadas às consultas realizadas nos períodos de 08 a 14 de maio de 2006 e de 12 a 14 de maio de 2006.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227641/visualizar/