Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 19:03

    Imprimir


A saúde de Fidel Castro já não está em perigo, e o líder cubano recuperou o peso perdido depois da enfermidade que o mantém afastado do poder há mais de nove meses, disse o chanceler da ilha, Felipe Pérez Roque, em uma entrevista divulgada na segunda-feira.

Fidel, de 80 anos, transferiu provisoriamente o poder em 31 de julho a seu irmão Raúl, depois de uma cirurgia intestinal, e desde então não aparece em público.

"O perigo ficou para trás, e Fidel recuperou quase todo o peso que perdeu", disse Pérez Roque em uma entrevista ao jornal espanhol El Mundo, que será publicada na íntegra na terça-feira.

"A prioridade é que se reponha plenamente", acrescentou ele na entrevista, realizada durante visita a La Paz e publicada no site do jornal (www.elmundo.es ).

Fidel reconheceu em setembro que havia perdido quase 19 quilos devido à doença, sobre a qual não existem detalhes. Várias fotos e vídeos divulgados nos últimos nove meses o mostraram bastante magro.

No último mês e meio, Fidel publicou seis editoriais, a maioria para criticar seu inimigo Estados Unidos por querer usar alimentos, como o milho, para produzir etanol. Em nenhum dos textos disse uma só palavra sobre sua saúde.

Mas seus partidários asseguram que ele se recupera e participa das principais decisões de Estado.

Em 1o de maio, porém, frustrou as expectativas de uma reaparição pública durante uma marcha em Havana pelo Dia do Trabalho, que ele mesmo havia convocado.

Sua prolongada convalescença alimentou especulações sobre seu futuro político.

"A revolução se mantém pela unidade e o apoio do povo", disse Pérez Roque ao El Mundo "Se não cometer erros estratégicos e não se afastar dos princípios, acho que a revolução cubana não poderá ser derrotada jamais."




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227653/visualizar/