ANATEL apreende rádios piratas em Nobres
A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) junto com a Policia Federal do Estado fez um trabalho de arrastão, fechando o funcionamento das quatro emissoras. Equipamentos de operação, como microfones, unidades centrais de processamento (CPUs), mesas de som e transmissor foram apreendidos.
Com essa operação foram tiradas do are de operação as emissoras Rádio Tropical FM, Radio Cidade FM, Radio Digital FM e radio Estúdio FM.
As rádios piratas ou clandestinas, como são conhecidas, atuam por todo o Brasil. Muitas rádios como essas interferem e acabam atrapalhando outros meios de comunicação, até mesmo as comunicações aéreas.
A maior parte das rádios que operam clandestinamente na cidade possui antenas superiores a 25 watts, o que fere as normas do Ministério das Comunicações, que hoje é o único autorizado a homologar a transmissão em rádios comunitárias, cuja abrangência não pode ultrapassar o raio de um quilômetro quadrado.
Quando as rádios atuantes não são homologadas pela ANATEL (sendo as rádios atuantes da cidade não homologadas), alem de serem presos e lacrados todos os materiais (já citados a cima), cabe ao responsável responder processo e podendo até mesmo ser preso, a pena para quem for condenado por manter uma rádio irregular, ou seja, burlar o artigo 70 da Lei 4117/65, é de um a dois anos de prisão.
Agora a cidade de Nobres permanece sem emissora de rádio, contando apenas com uma emissora de televisão local para o trabalho de publicação das informações e de divulgação população nobrensse.
Comentários