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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 09:41

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O Fórum Pró-Ferrovia fará uma reunião ampliada nesta segunda-feira (14.05), às 14h, no auditório da Famato, para esclarecer alguns pontos do contrato de concessão com a empresa América Latina Logística (ALL), responsável pela implantação e administração da ferrovia Senador Vuolo. Serão discutidos três temas importantes para o avanço dos trilhos em Mato Grosso: a inclusão do trecho ferroviário Rondonópolis/Cuiabá no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a criação de um agente regulador de preços do frete no Estado, além do aditivo no contrato de concessão que determina um prazo de construção da ferrovia até Cuiabá.

“Vamos pressionar a ALL para que esses problemas sejam sanados, e para isso, contaremos com o apoio da bancada federal de Mato Grosso”, afirmou o presidente do Fórum, vereador Francisco Vuolo.

A inclusão no PAC do trecho Rondonópolis/Cuiabá vai mobilizar os deputados federais por Mato Grosso, que também estarão presentes no evento. “Com a discussão, vamos mobilizar os órgãos responsáveis em Brasília, através de uma reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico de Indústria e Comércio”, revelou o presidente da Comissão, deputado federal Wellington Fagundes (PR). “A concessão parada, sem novos avanços para que os trilhos cheguem a Cuiabá, emperra o desenvolvimento do Estado”, ressaltou.

A discussão sobre aditivo no contrato com a empresa responsável pela ferrovia será apresentada pelo presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, que também faz parte do Fórum. “Vamos lutar, junto ao Ministério dos Transportes, para que seja determinado um prazo no contrato da empresa, para que a ferrovia chegue a Cuiabá”, enfatizou Faiad.

De acordo com Francisco Vuolo, a ALL tem a concessão por 100 anos para administrar a Ferrovia, mas nesse prazo não existem datas nem regulamentações no contrato. “Desde 1989 a América Latina Logística tem o direito de explorar a ferrovia, mas pouca coisa foi feita em 18 anos. Por esse contrato de concessão público federal vigente, apenas 500 quilômetros de ferrovia foram construídos, ligando Aparecida do Taboado (MS) a Alto Araguaia (MT)”, detalhou Vuolo.

“No contrato vigente havia prazo apenas para que os trilhos chegassem a Alto Araguaia e isso já foi feito. Sem novos prazos, o contrato estabelece apenas obrigações, mas não datas para expansão”, complementou o presidente da OAB.

A Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), instituição que passou a fazer parte recentemente do movimento, fará a explanação da necessidade de um agente regulador de frete. “Hoje quem determina o valor do frete é a própria ALL sem nenhuma base de cálculo, como acontece com outros transportes”, informou Vuolo.

Segundo o presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, com esses novos andamentos haverá um comprometimento maior do Governo Federal com Mato Grosso. “Estabelecendo essas decisões que vamos tomar, poderemos exercer também o papel de fiscalizador da concessão”, ressaltou.

Estão confirmadas as presenças na reunião do Fórum Pró-Ferrovia, os deputados federais Wellington Fagundes (PR), Homero Pereira (PR), Valtenir Pereira (PSB), Eliene Lima (PP), Carlos Abicalil (PT), o senador Jaime Campos (DEM), deputado estadual Sérgio Ricardo (PR), prefeito Wilson Santos (PSDB), presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, além de representantes da Aprosoja, CDL, Fiemt e outros integrantes do Fórum.





Fonte: Midia News

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